Os programas de reabilitação da dor crônica podem restaurar seu estilo de vida ativo e saudável

Medicação, intervenção e procedimentos cirúrgicos geralmente falham quando se trata de curar problemas de dor crônica. A dor pode afetar suas habilidades de trabalho e estilo de vida social e privado, prejudicando seus relacionamentos e jogando você em angústia Clínica de Reabilitação em João Pessoa perpétua. Nessas situações, a única opção que resta ao paciente é reduzir suas atividades para minimizar os níveis de dor. Felizmente, os programas de reabilitação oferecidos pelas clínicas de dor nos EUA estão mostrando uma maneira melhor de recuperar o estilo de vida ativo enquanto gerenciam a dor crônica. Vamos tentar entender como.

O que é Dor Crônica?

A dor crônica é bem diferente da dor relacionada a lesões ou danos físicos, que chamamos de dor aguda. Pesquisas extensas nesses setores finalmente provaram que a dor crônica está conectada ao nosso sistema nervoso. Quando nossos nervos mudam (por danos ou por outros meios), eles podem ficar supersensíveis e tornar as atividades sem esforço incrivelmente difíceis de realizar. Os programas de controle da dor crônica seguem várias estratégias de enfrentamento e recondicionamento psicológico para reduzir a dor e restaurar um estilo de vida comparativamente ativo. Esses programas não seguem uma, mas várias estratégias de tratamento tomadas por psicólogos, médicos e fisioterapeutas para orientar os pacientes durante a dor.

Objetivos dos Programas de Tratamento da Dor Crônica

Como qualquer outro processo de tratamento médico, os programas de reabilitação de dor crônica têm seu próprio conjunto de metas. O programa gira principalmente em torno de oferecer aos pacientes várias maneiras de lidar com a dor no dia-a-dia. Seus objetivos são

Oferecendo um controle sobre a ansiedade, irritabilidade, depressão e outros problemas psicológicos.
Ajudar os pacientes a evitar o vício em medicamentos para a dor.
Reduzindo a dor através do alívio do estresse.
Cuidar dos deveres do estilo de vida ativo.
As estratégias desses programas giram em torno da ‘autogestão’. O foco está na mudança do estilo de vida para que o paciente possa lidar com a dor com relativa facilidade.

Terapias de controle da dor

As clínicas de dor que oferecem programas de gerenciamento de dor crônica apresentam diferentes terapias, equipadas o suficiente para lidar e reduzir diferentes graus de dor. A pesquisa mostra que essas terapias podem ajudar a reduzir os níveis de dor em 40%. Aqui está uma lista de algumas das terapias mais populares oferecidas em clínicas de dor.

Exercícios de alongamento
Terapia na piscina
Exercícios de fortalecimento do núcleo
exercícios aeróbicos
Terapia cognitiva comportamental
terapias de relaxamento
Reabilitação vocacional
Psicoterapia
Ajudar a diminuir o uso de medicamentos não narcóticos
A pesquisa mostra que quase 50% das pessoas que participam dessas terapias eventualmente retornam a um estilo de vida mais ativo.

Estratégias de enfrentamento

O primeiro passo dos programas de controle da dor crônica é aceitar que os pacientes têm que viver com sua dor. Não tem cura, mas com certeza é possível conviver com ela, suprimindo sua intensidade. Como segundo passo, essas clínicas introduzem estratégias de enfrentamento para lidar com a dor. Vamos dar uma olhada rápida em algumas dessas estratégias:

Exercício para gerar endorfinas como supressor da dor
Cortando o tabagismo e o consumo de álcool
Usando a terapia de massagem para liberar o estresse e a tensão
Praticar a técnica de respiração profunda para relaxar facilmente
Alimentação saudável para manter o processo digestivo e a pressão arterial sob controle